As pessoas que possuem implante coclear, são proibidas de realizar exame de ressonância magnética ou chegar perto da sala de exame, isso por que o implante coclear é composto de um metal que pode ser atraído violentamente pelo aparelho de ressonância magnética podendo levar a complicações graves.
Pessoas com implante coclear precisam manter o implante desligado no pouso e na decolagem, já que o implante pode interferir nos aparelhos de controle da aeronave.
Pacientes com implante coclear precisam também avisar o médico toda vez que forem submetidos a uma cirurgia, já que o uso de bisturi elétrico é proibido, pois podem queimar a unidade interna do aparelho coclear.
Sistemas de detectores de metais como portas de bancos e aeroportos fazem com que o implante coclear dispare sem parar, por isso o paciente precisa sempre ter em mãos o comprovante emitido pelo fabricante, comprovando que é mesmo implantado.
Também é necessário desligar o aparelho coclear quando for passar através da porta de lojas que possuem sistema eletrônico de vigilância, já que o equipamento de vigilância distorce o som e traz desconforto para o usuário do implante.
A radiação eletromagnética presente em monitores de computador, televisores, forno micro-ondas podem alterar a qualidade sonora ou interferir na transmissão de dados entre as unidades interna e externa, por isso é preciso manter uma distância desses equipamentos.