O ouvido das crianças é mais sensível que de um adulto; principalmente pela posição da tuba auditiva, órgão que comunica o ouvido com a fossa nasal. Na criança, a tuba auditiva é mais horizontal, favorecendo que as secreções do nariz contaminem o ouvido com facilidade. Através de um resfriado ou umidade podem pegar uma otite média ou otite externa. Você pode evitar uma infecção no ouvido do seu filho tomando as seguintes precauções:
-O cloro presente nas piscinas pode afetar a flora bacteriana normal que habita no ouvido e provocar dor e coceira intensa no ouvido. Portanto, se seu filho é propenso a ter infecção de ouvido, é importante que ele use protetores de silicone, borracha ou cera para impedir a entrada de água no ouvido durante o banho na piscina.
-Seque cuidadosamente os ouvidos do seu filho após o banho somente com toalha. O uso de cotonetes podem causar traumatismos e infecções. Nos casos de excesso de cera procure o otorrino.
-Lave o nariz do seu filho com sprays de soro fisiológico, evitando que a secreção nasal contamine os ouvidos.
E mesmo com todos os cuidados, se ele tiver dor de ouvidos, procure imediatamente um médico otorrino para que ele trate adequadamente a dor.